Pular para o conteúdo principal

Ação da prefeitura fecha a melhor casa de carnes de Santo Antônio da Patrulha



Uma ação da fiscalização sanitária da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha na sexta-feira, dia 31 de março, resultou no fechamento do melhor e um dos mais tradicionais açougues de Santo Antônio da Patrulha. A Mercearia Monteiro, com 25 anos de mercado, não deve mais abrir as portas, segundo seu proprietário, Eraldo Monteiro Braga, o Tião.
Durante a ação de fiscalização, os agentes inutilizaram todo o estoque de carnes e embutidos que havia no estabelecimento.
Segundo Tião, os fiscais mostraram truculência durante o trabalho. "Mandaram eu calar a boca, caso contrário eu iria para o Presídio Central", recorda.
O proprietário, que tem mais de 35 anos no ramo de comércio varejista de carnes (dez como empregado e 25 como proprietário), decidiu que não vai mais abrir a Mercearia Monteiro. "Cansei de ser humilhado", disse Tião.
A Mercearia Monteiro é uma das mais tradicionais da cidade. Sempre ofereceu carne inspecionada, de ótima qualidade e observando todos os cuidados de armazenamento.


A Assessoria de Impresa da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha divulgou a seguinte no final da tarde desta segunda-feira:

Nota de esclarecimento sobre fiscalização sanitária do comércio de carnes

A prefeitura de Santo Antônio da Patrulha informa que o açougue que recebeu inspeção da equipe da Vigilância Sanitária na última sexta-feira (31/03), foi autuado por conter e carne vencida e também por congelar a carne que deveria ser mantida resfriada. O proprietário, que já havia recebido uma orientação para adequação em janeiro e não tomou as providências exigidas pela Vigilância, decidiu fechar o estabelecimento depois da segunda inspeção, seguida da apreensão dos produtos impróprios para o consumo. Ou seja, a referida empresa no foi interditada pela Vigilância Sanitária.
Como é de amplo conhecimento, as carnes, assim como os demais produtos de origem animal, possuem maiores riscos e devem ser produzidos, transportados, manipulados, armazenados e expostos à venda, em condições higiênicas, tendo contato com utensílios e equipamentos limpos, e observando a temperatura de conservação e o prazo de validade.
O trabalho da Vigilância Sanitária é isento e autônomo com o objetivo exclusivo de defender a saúde da população. As fiscalizações são realizadas sem interferência de entes políticos. Nesses casos, um processo administrativo sanitário é aberto e o proprietário tem o direito a ampla defesa e ao contraditório, podendo haver até 3 (três) instâncias de julgamento que estão distanciadas do corpo de agentes e fiscais sanitário, de forma a garantir a impessoalidade e a lisura dos referidos Processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Cláudio Bier. A pedidos

Cláudio Bier em seu escritório na Masal  Cláudio Bier é um dos maiores empregadores privados de Santo Antônio da Patrulha. Juntando as duas unidades da Masal - a patrulhense e a fábrica em Farroupilha -, a empresa dá emprego para mais de 270 pessoas. A metalúrgica Jacuí, que ficou responsável pela fabricação da linha agrícola (carretas graneleiras e implementos para plantio), emprega 40 pessoas em Cachoeira do Sul. A filha Maremília está sendo preparada por Bier para assumir o comando das indústrias. É formada em administração de empresas, aperfeiçoou o inglês em uma temporada de mais de um ano fora do país e foi a responsável pela reestruturação da Jacuí assim que o pai assumiu a empresa. Mesmo na crise que tomou conta da economia brasileira no segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a Masal conseguiu manter-se firme no mercado. Com muitas decisões baseadas nos dois pés no chão, Cláudio Bier conquistou uma estabilidade extraordinária. Em 2016, a empresa teve um

Bela em Rivazto - Bruna Muniz Barcelos

Bruna Muniz Barcelos, 23 anos, nascida no dia 18 de Abril de 1993 é residente de Santo Antônio da Patrulha. Bruna é filha de José Levi Gomes de Barcelos e Maria Nelci Muniz Barcelos. Atualmente está no quarto semestre de Psicologia na instituição UNICNEC e trabalha no Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha. Sobre os seus planos futuros, a jovem diz que vive o presente,  além de se formar e atuar na área.  Bruna afirma que carrega consigo uma determinação inexplicável,  que tudo que coloca em mente geralmente põe em prática e acredita que isso seja um ponto positivo. Ela acredita que toda essa "garra" venha da personalidade, um tanto quanto forte, brinca que o signo de Áries a define sempre.  O ensaio foi realizado dia 11 de Fevereiro deste ano pelo fotógrafo Édipo Mattos. Contou ainda com a produção de Rafael Martiny e maquiagem de Aline Costa. 

Lojas Havan em Santo Antônio?

Fachadas das lojas têm a tradicional réplica da Estátua da Liberdade (foto: site Havan)  A tradicional rede catarinense de lojas de departamentos Havan pode ter visto no seu radar de expansão o município de Santo Antônio da Patrulha. No dia 6 de janeiro, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, fez um contato com o diretor de Expansão da empresa, Nilton Hang, oferecendo a possibilidade de um terreno às margens da BR-290 Free-Way para uma eventual instalação de uma loja. O contato foi informal e ainda não houve nenhuma documentação de interesse por parte da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo que tenha sido o primeiro contato, fica a torcida para que Santo Antônio possa ser a sede da primeira loja da empresa, que já tem pontos em 14 estados brasileiros. Para quem costuma ir a Santa Catarina, o visual das lojas impressiona. Todas elas têm réplicas enormes da Estátua da Liberdade junto ao estacionamento. As Lojas Havan vendem de louças a brinquedos, roupas