Pular para o conteúdo principal

A baleia azul e o superabraço no seu filho

(Ilustração do www.jogosebrincadeiras.com.br , vale a pena conferir lá)




O hit da moda neste últimos dez dias é o jogo da Baleia Azul. Para quem está desconectado ou chegou agora ao planeta, é uma espécie de desafio para os participantes de determinada rede social. Geralmente, o desafio vem em uma série de onze, treze ou quinze etapas. Em cada uma, a mensagem - que geralmente chega via aplicativo Whats App - pede que o destinatário faça um desafio. É voltado a crianças e jovens.
Os textos começam com um toque de brincadeira. E vão aumentando de intensidade e de perigo. Podendo chegar ao desafio máximo de fazer uma automutilação ou mesmo tirar a própria vida.
O assunto vem preocupando pais, professores e autoridades. Nesta semana, várias instituições públicas publicaram notas oficiais chamando a atenção de pais e responsáveis para comportamentos fora do comum de crianças e adolescentes.
Uma destas instituições foi a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Clique AQUI para conferir a nota.
Todos sabem que o final da infância e o início da adolescência são fases que exigem muita atenção dos pais e responsáveis. Tempinho complicado onde o cuidado, o carinho e a conversa devem ser redobrados para melhorar a educação e a orientação dos pequenos.
Parece óbvio. Mas muita gente descuida da atenção aos pequenos nesta fase da vida. Em todas as classes sociais, sem dúvida, há casos onde existe este descuido.
Sem este cuidado, surgem os problemas de aceitação, ansiedade, grilos com o próprio corpo, dúvidas mil.
Não podemos deixar de dar importância e levar o assunto do jogo da Baleia Azul à categoria de problema. No entanto, há ainda alguns truques que podem prevenir o envolvimento das crianças e adolescente com coisas que não sejam boas para eles. Um abraço, ou melhor, um superabraço, uma conversa mais franca e respeitosa, uma imposição de limites sempre são toques importantes na criação.
Ah, e nunca terceirize seu papel de pai ou de mãe. A vida anda rápido.


******

Algumas escolas já dão a orientação faz algum tempo. Crianças com menos de 12 anos de idade simplesmente NÃO PRECISAM levar um aparelho celular para a escola. Simples assim. Durante o período em que estão no ambiente escolar, elas não devem usar o aparelho. Isso já dá uma bela segurança para os pais preocupados com algum tipo de "ameaça vinda de rede social".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Cláudio Bier. A pedidos

Cláudio Bier em seu escritório na Masal  Cláudio Bier é um dos maiores empregadores privados de Santo Antônio da Patrulha. Juntando as duas unidades da Masal - a patrulhense e a fábrica em Farroupilha -, a empresa dá emprego para mais de 270 pessoas. A metalúrgica Jacuí, que ficou responsável pela fabricação da linha agrícola (carretas graneleiras e implementos para plantio), emprega 40 pessoas em Cachoeira do Sul. A filha Maremília está sendo preparada por Bier para assumir o comando das indústrias. É formada em administração de empresas, aperfeiçoou o inglês em uma temporada de mais de um ano fora do país e foi a responsável pela reestruturação da Jacuí assim que o pai assumiu a empresa. Mesmo na crise que tomou conta da economia brasileira no segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a Masal conseguiu manter-se firme no mercado. Com muitas decisões baseadas nos dois pés no chão, Cláudio Bier conquistou uma estabilidade extraordinária. Em 2016, a empresa teve um

Bela em Rivazto - Bruna Muniz Barcelos

Bruna Muniz Barcelos, 23 anos, nascida no dia 18 de Abril de 1993 é residente de Santo Antônio da Patrulha. Bruna é filha de José Levi Gomes de Barcelos e Maria Nelci Muniz Barcelos. Atualmente está no quarto semestre de Psicologia na instituição UNICNEC e trabalha no Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha. Sobre os seus planos futuros, a jovem diz que vive o presente,  além de se formar e atuar na área.  Bruna afirma que carrega consigo uma determinação inexplicável,  que tudo que coloca em mente geralmente põe em prática e acredita que isso seja um ponto positivo. Ela acredita que toda essa "garra" venha da personalidade, um tanto quanto forte, brinca que o signo de Áries a define sempre.  O ensaio foi realizado dia 11 de Fevereiro deste ano pelo fotógrafo Édipo Mattos. Contou ainda com a produção de Rafael Martiny e maquiagem de Aline Costa. 

Lojas Havan em Santo Antônio?

Fachadas das lojas têm a tradicional réplica da Estátua da Liberdade (foto: site Havan)  A tradicional rede catarinense de lojas de departamentos Havan pode ter visto no seu radar de expansão o município de Santo Antônio da Patrulha. No dia 6 de janeiro, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, fez um contato com o diretor de Expansão da empresa, Nilton Hang, oferecendo a possibilidade de um terreno às margens da BR-290 Free-Way para uma eventual instalação de uma loja. O contato foi informal e ainda não houve nenhuma documentação de interesse por parte da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo que tenha sido o primeiro contato, fica a torcida para que Santo Antônio possa ser a sede da primeira loja da empresa, que já tem pontos em 14 estados brasileiros. Para quem costuma ir a Santa Catarina, o visual das lojas impressiona. Todas elas têm réplicas enormes da Estátua da Liberdade junto ao estacionamento. As Lojas Havan vendem de louças a brinquedos, roupas