Pular para o conteúdo principal

Novo sistema vai facilitar abertura de contas em corretoras

Cadastro unificado estreia em setembro

Mariana Schreiber, FolhaUOL

Começar a investir em ações ou migrar de corretora vai ficar mais fácil. Na segunda quinzena de setembro começa a funcionar um sistema criado pela Ancor (Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbios e Mercadorias) para unificar os cadastros dos investidores.
O Invid (sistema on-line de cadastro e Identificação Única do Investidor) vai agilizar a abertura de contas nas corretoras, facilitar a portabilidade entre elas e trazer mais segurança para o setor, promete a associação.
Hoje, abrir conta numa corretora chega a levar dias. Segundo Carlos Lofrano, diretor-superintendente da Ancor, isso ocorre porque cada corretora precisa checar a veracidade dos documentos e das informações apresentadas pelos investidores.
Segundo a BSM (BM&FBovespa Supervisão de Mercados), além de documentos como RG, CPF e comprovante de endereço, a corretora também precisa de informações consistentes sobre a situação financeira e patrimonial do investidor para poder fixar limites operacionais.
"Isso é importante até para evitar a lavagem de dinheiro. Esse trabalho é feito hoje, mas toma muito tempo. Com o Invid, teremos mais segurança e mais agilidade", destaca Lofrano.
O novo sistema, elaborado com tecnologia da C&M Software, vai cruzar informações eletronicamente e gerar imediatamente para as corretoras uma avaliação dos riscos que o investidor representa.
O presidente da C&M Software, Orli Machado, explica que o Invid opera com redes neurais artificiais, cujos modelos de processamento de informações são baseados no cérebro humano. São mais de 350 pontos de cruzamento de informações, afirma.
Segundo Machado, isso possibilita a detecção de fraudes, comprometimento de renda e mudança de comportamento sócio e geoeconômico.

PORTABILIDADE
Segundo Lofrano, a burocracia atual dificulta a migração de contas. Com o cadastro único, o investidor terá mais facilidade para escolher a corretora que tiver os melhores serviços e taxas.
Ele garante que os dados estarão bem protegidos e apenas serão passados para outras corretoras se o investidor solicitar.
"O investidor é o dono da informação. Se ele quiser abrir conta em um nova corretora, deverá comunicar a Ancor, que encaminhará as informações".
Um dos objetivos do Invid é dar suporte ao projeto de popularização da BM&FBovespa, que está investindo pesado em marketing e educação financeira para aumentar o número de investidores pessoas físicas do atual patamar de 580 mil para 5 milhões até 2014.
O diretor-superintendente da Ancor diz que o sistema está em fase de testes e que, no momento, está sendo discutido o preço que será cobrado pelo serviço. Segundo ele, dez grandes corretoras já manifestaram interesse em aderir ao Invid.
Os investidores que já atuam na Bolsa devem ter seus cadastros gradualmente inseridos no Invid conforme forem atualizados. A atualização dos dados é obrigatória a cada dois anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Cláudio Bier. A pedidos

Cláudio Bier em seu escritório na Masal  Cláudio Bier é um dos maiores empregadores privados de Santo Antônio da Patrulha. Juntando as duas unidades da Masal - a patrulhense e a fábrica em Farroupilha -, a empresa dá emprego para mais de 270 pessoas. A metalúrgica Jacuí, que ficou responsável pela fabricação da linha agrícola (carretas graneleiras e implementos para plantio), emprega 40 pessoas em Cachoeira do Sul. A filha Maremília está sendo preparada por Bier para assumir o comando das indústrias. É formada em administração de empresas, aperfeiçoou o inglês em uma temporada de mais de um ano fora do país e foi a responsável pela reestruturação da Jacuí assim que o pai assumiu a empresa. Mesmo na crise que tomou conta da economia brasileira no segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a Masal conseguiu manter-se firme no mercado. Com muitas decisões baseadas nos dois pés no chão, Cláudio Bier conquistou uma estabilidade extraordinária. Em 2016, a empresa teve um

Bela em Rivazto - Bruna Muniz Barcelos

Bruna Muniz Barcelos, 23 anos, nascida no dia 18 de Abril de 1993 é residente de Santo Antônio da Patrulha. Bruna é filha de José Levi Gomes de Barcelos e Maria Nelci Muniz Barcelos. Atualmente está no quarto semestre de Psicologia na instituição UNICNEC e trabalha no Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha. Sobre os seus planos futuros, a jovem diz que vive o presente,  além de se formar e atuar na área.  Bruna afirma que carrega consigo uma determinação inexplicável,  que tudo que coloca em mente geralmente põe em prática e acredita que isso seja um ponto positivo. Ela acredita que toda essa "garra" venha da personalidade, um tanto quanto forte, brinca que o signo de Áries a define sempre.  O ensaio foi realizado dia 11 de Fevereiro deste ano pelo fotógrafo Édipo Mattos. Contou ainda com a produção de Rafael Martiny e maquiagem de Aline Costa. 

Lojas Havan em Santo Antônio?

Fachadas das lojas têm a tradicional réplica da Estátua da Liberdade (foto: site Havan)  A tradicional rede catarinense de lojas de departamentos Havan pode ter visto no seu radar de expansão o município de Santo Antônio da Patrulha. No dia 6 de janeiro, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, fez um contato com o diretor de Expansão da empresa, Nilton Hang, oferecendo a possibilidade de um terreno às margens da BR-290 Free-Way para uma eventual instalação de uma loja. O contato foi informal e ainda não houve nenhuma documentação de interesse por parte da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo que tenha sido o primeiro contato, fica a torcida para que Santo Antônio possa ser a sede da primeira loja da empresa, que já tem pontos em 14 estados brasileiros. Para quem costuma ir a Santa Catarina, o visual das lojas impressiona. Todas elas têm réplicas enormes da Estátua da Liberdade junto ao estacionamento. As Lojas Havan vendem de louças a brinquedos, roupas