Pular para o conteúdo principal

Situação dos carrinheiros gera discussões em Porto Alegre

Vice-líder do governo Marchezan na Câmara afirma que discurso da oposição em defesa desta classe é político eleitoral


Trabalhadores comemoram prorrogação de suas atividades até 2020 (Foto Luiza Dorneles/CMPA)
Rádio Bandeirantes RS, Everton Calbar ecalbar@band.com.br
Porto Alegre, RS - O vice-líder do governo Marchezan na Câmara, Moises Barboza, criticou vereadores que fazem discurso político em cima da situação dos carrinheiros de Porto Alegre. O parlamentar acredita que a situação é complexa, já que o Programa Porto Alegre Para Todos conseguiu mudar a vida de apenas uma pequena parcela dos catadores de lixo. Barboza afirma que este fato acabou sendo crucial para que o veto do prefeito Nelson Marchezan Junior fosse rejeitado na Câmara de Vereadores na última segunda-feira e contesta quem é a favor deste tipo de profissão.

“É inaceitável que, em pleno 2017, algumas pessoas sejam apoiadores de que tenhamos outros empurrando carrinhos em condições arcaicas. É desumano”, diz Barboza

Para ele a falta de alternativas para mudar a vida dessas pessoas é um erro de gestão.

“Não podemos tapar o sol com a peneira, Porto Alegre ainda não ter solução para estas pessoas é um atestado de incompetência de todas as gestões, nos incluindo na responsabilidade”, conclui o parlamentar.

Após a Câmara de Vereadores rejeitar o veto ao projeto de lei que prorroga a circulação dos Veículos de Tração Humana, os catadores de lixo poderão realizar suas atividades até 2020. O Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana, o vereador Marcelo Sgarbossa, do PT, critica o Programa Todos Somos Porto Alegre, que previa a inclusão social e econômica dos catadores. Para ele a iniciativa apresenta falhas.

“Falhou já no momento no encontrar essas pessoas, porque elas normalmente não tem endereço fixo, como também a questão de documentação. A prefeitura entendeu que as pessoas fazerem o curso, deveria prover uma bolsa. Esta bolsa era menos da metade do que eles ganhavam no dia a dia, então o sujeito não ia no curso e perder metade de sua remuneração”, diz Sgarbossa.

O veto do prefeito Nelson Marchezan Junior foi derrubado pela Câmara de Vereadores em sessão ordinária por unanimidade. Com a derrubada, a matéria voltou para o prefeito, que deve se manifestar nesta quarta-feira para promulgar a lei ou silenciar sobre o projeto. Caso Marchezan não se manifeste, a nova lei será promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cassio Trogildo, do PTB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Cláudio Bier. A pedidos

Cláudio Bier em seu escritório na Masal  Cláudio Bier é um dos maiores empregadores privados de Santo Antônio da Patrulha. Juntando as duas unidades da Masal - a patrulhense e a fábrica em Farroupilha -, a empresa dá emprego para mais de 270 pessoas. A metalúrgica Jacuí, que ficou responsável pela fabricação da linha agrícola (carretas graneleiras e implementos para plantio), emprega 40 pessoas em Cachoeira do Sul. A filha Maremília está sendo preparada por Bier para assumir o comando das indústrias. É formada em administração de empresas, aperfeiçoou o inglês em uma temporada de mais de um ano fora do país e foi a responsável pela reestruturação da Jacuí assim que o pai assumiu a empresa. Mesmo na crise que tomou conta da economia brasileira no segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a Masal conseguiu manter-se firme no mercado. Com muitas decisões baseadas nos dois pés no chão, Cláudio Bier conquistou uma estabilidade extraordinária. Em 2016, a empresa teve um

Bela em Rivazto - Bruna Muniz Barcelos

Bruna Muniz Barcelos, 23 anos, nascida no dia 18 de Abril de 1993 é residente de Santo Antônio da Patrulha. Bruna é filha de José Levi Gomes de Barcelos e Maria Nelci Muniz Barcelos. Atualmente está no quarto semestre de Psicologia na instituição UNICNEC e trabalha no Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha. Sobre os seus planos futuros, a jovem diz que vive o presente,  além de se formar e atuar na área.  Bruna afirma que carrega consigo uma determinação inexplicável,  que tudo que coloca em mente geralmente põe em prática e acredita que isso seja um ponto positivo. Ela acredita que toda essa "garra" venha da personalidade, um tanto quanto forte, brinca que o signo de Áries a define sempre.  O ensaio foi realizado dia 11 de Fevereiro deste ano pelo fotógrafo Édipo Mattos. Contou ainda com a produção de Rafael Martiny e maquiagem de Aline Costa. 

Lojas Havan em Santo Antônio?

Fachadas das lojas têm a tradicional réplica da Estátua da Liberdade (foto: site Havan)  A tradicional rede catarinense de lojas de departamentos Havan pode ter visto no seu radar de expansão o município de Santo Antônio da Patrulha. No dia 6 de janeiro, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, fez um contato com o diretor de Expansão da empresa, Nilton Hang, oferecendo a possibilidade de um terreno às margens da BR-290 Free-Way para uma eventual instalação de uma loja. O contato foi informal e ainda não houve nenhuma documentação de interesse por parte da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo que tenha sido o primeiro contato, fica a torcida para que Santo Antônio possa ser a sede da primeira loja da empresa, que já tem pontos em 14 estados brasileiros. Para quem costuma ir a Santa Catarina, o visual das lojas impressiona. Todas elas têm réplicas enormes da Estátua da Liberdade junto ao estacionamento. As Lojas Havan vendem de louças a brinquedos, roupas