Pular para o conteúdo principal

A visita de Aloísio Mercadane à África do Sul na visão da Denel

www.aereo.jor.br


O programa conjunto de desenvolvimento de mísseis entre a África do Sul e Brasil pode abrir a porta para uma futura cooperação na indústria de defesa.

Talib Sadik, CEO do Grupo Denel, disse que a visita do Ministro brasileiro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, sublinha a importância do programa de mísseis A-Darter para ambos os países.

“Este é o próximo passo na relação entre as indústrias de defesa da África do Sul e do Brasil que vai crescer em importância e valor ao longo dos próximos anos”, diz Sadik.

A Presidente Dilma Rousseff esteve na África do Sul para a Cúpula do IBAS, convidada pelo presidente Jacob Zuma, e também com a presença do Primeiro Ministro da Índia, Manmohan Singh. Mercadante fez parte da delegação brasileira na Cúpula que começou na terça-feira (18 de Outubro).

Sadik diz que o A-Darter foi iniciado em conjunto entre a subsidiária da Denel, Denel Dynamics e da Força Aérea Brasileira em 2006. Este foi o primeiro programa de defesa de cooperação entre os dois países em termos do acordo trilateral do IBAS.

O Ministro da Defesa e dos Veteranos Militares, Lindiwe Sisulu, descreveu o programa como “um modelo de cooperação e desenvolvimento conjunto pela África do Sul e outras nações em desenvolvimento.”

O A-Darter é um desenvolvimento que deve ser entregue para as forças aéreas sul-africana e brasileira no início de 2013.

O míssil ar-ar de curto alcance será instalado nos caças Gripen e nos jatos BAE Hawk da Força Aérea da África do Sul. O A-Darter já foi lançado com sucesso do Saab Gripen.

De acordo com Jan Wessels, CEO da Denel Dynamics, “o A-Darter foi projetado para ser um míssil extremamente ágil, capaz de manobrar com “G” elevados. Com uma massa inferior a 100 kg, o míssil é alimentado por um motor- foguete com empuxo vetorado “.

Wessels diz que há apenas um punhado de países no mundo com as habilidades técnicas e capacidade de desenvolver esses mísseis de quinta geração.

O programa A-Darter oferece 200 empregos diretos (engenheiros altamente qualificados e pessoal de apoio técnico) dentro de Denel Dynamics, e até 1 200 empregos indiretos na indústria sul africana.

A visita ministerial será um estímulo para a cooperação futura entre a Denel e do setor da defesa brasileira. O Brasil sediará tanto a Copa do Mundo de 2014 como os Jogos Olímpicos de 2016 e está no processo de planejamento para melhorar as suas capacidades de defesa aérea.

“O Grupo Denel e, em particular, a Denel Dynamics, com a sua capacidade comprovada na concepção, desenvolvimento e fabricação de mísseis – e sua forte relação com as empresas brasileiras – estará em uma posição forte para se beneficiar de possíveis oportunidades decorrentes deste processo”, diz Sadik.

“A indústria de defesa é um contribuinte vital para a manutenção da capacidade da África do Sul de fabricação avançada, que está indissociavelmente ligada à criação de conhecimento e desenvolvimento de tecnologia associada.

“A Denel, como uma empresa estatal, está na vanguarda desse processo através de seus investimentos em curso em pesquisa e desenvolvimento, a sua colaboração com o Departamento de Defesa e clientes estrangeiros, bem como a comunidade mais ampla através da sua posição estratégica como uma desenvolvedora e fabricante de produtos de defesa nacional”, diz Sadik.

O programa de mísseis com o Brasil é parte de uma tendência crescente na Denel a cooperar com os parceiros estrangeiros no desenvolvimento de sistemas de defesa. A Denel Land Systems está cooperando com parceiros no Sudeste Asiático no desenvolvimento de torres para veículos blindados. A Denel Dynamics é responsável por um programa conjunto com um país no Oriente Médio para veículos aéreos não tripulados e sistemas de munições guiadas com precisão. Essas oportunidades de parceria vão conduzir a criação de mais empregos na indústria sul africana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Cláudio Bier. A pedidos

Cláudio Bier em seu escritório na Masal  Cláudio Bier é um dos maiores empregadores privados de Santo Antônio da Patrulha. Juntando as duas unidades da Masal - a patrulhense e a fábrica em Farroupilha -, a empresa dá emprego para mais de 270 pessoas. A metalúrgica Jacuí, que ficou responsável pela fabricação da linha agrícola (carretas graneleiras e implementos para plantio), emprega 40 pessoas em Cachoeira do Sul. A filha Maremília está sendo preparada por Bier para assumir o comando das indústrias. É formada em administração de empresas, aperfeiçoou o inglês em uma temporada de mais de um ano fora do país e foi a responsável pela reestruturação da Jacuí assim que o pai assumiu a empresa. Mesmo na crise que tomou conta da economia brasileira no segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a Masal conseguiu manter-se firme no mercado. Com muitas decisões baseadas nos dois pés no chão, Cláudio Bier conquistou uma estabilidade extraordinária. Em 2016, a empresa teve um

Bela em Rivazto - Bruna Muniz Barcelos

Bruna Muniz Barcelos, 23 anos, nascida no dia 18 de Abril de 1993 é residente de Santo Antônio da Patrulha. Bruna é filha de José Levi Gomes de Barcelos e Maria Nelci Muniz Barcelos. Atualmente está no quarto semestre de Psicologia na instituição UNICNEC e trabalha no Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha. Sobre os seus planos futuros, a jovem diz que vive o presente,  além de se formar e atuar na área.  Bruna afirma que carrega consigo uma determinação inexplicável,  que tudo que coloca em mente geralmente põe em prática e acredita que isso seja um ponto positivo. Ela acredita que toda essa "garra" venha da personalidade, um tanto quanto forte, brinca que o signo de Áries a define sempre.  O ensaio foi realizado dia 11 de Fevereiro deste ano pelo fotógrafo Édipo Mattos. Contou ainda com a produção de Rafael Martiny e maquiagem de Aline Costa. 

Lojas Havan em Santo Antônio?

Fachadas das lojas têm a tradicional réplica da Estátua da Liberdade (foto: site Havan)  A tradicional rede catarinense de lojas de departamentos Havan pode ter visto no seu radar de expansão o município de Santo Antônio da Patrulha. No dia 6 de janeiro, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, fez um contato com o diretor de Expansão da empresa, Nilton Hang, oferecendo a possibilidade de um terreno às margens da BR-290 Free-Way para uma eventual instalação de uma loja. O contato foi informal e ainda não houve nenhuma documentação de interesse por parte da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo que tenha sido o primeiro contato, fica a torcida para que Santo Antônio possa ser a sede da primeira loja da empresa, que já tem pontos em 14 estados brasileiros. Para quem costuma ir a Santa Catarina, o visual das lojas impressiona. Todas elas têm réplicas enormes da Estátua da Liberdade junto ao estacionamento. As Lojas Havan vendem de louças a brinquedos, roupas