Pular para o conteúdo principal

Metrô em Porto Alegre


Aqui no macbook, depois de um chazinho de maçã trazido de Istambul, começo batucar umas linhas a respeito do novo debate sobre transporte coletivo na Região Metropolitana de Porto Alegre. Tem muito automóvel na rua, isso ninguém discute. Há o velho jargão classe média que diz "qualquer um pode ter carro hoje em dia". Que bom, né patrão? Quisera que todos, todos os brasileiros pudessem ter o seu possante na garagem. Claro, um lugar para guardar o possante seria interessante, antes de adquirir o sonho de quatro rodas. Pois bem. Para muitos, que já tinham carro há um bom tempo, a horda que ora se aventura nas quatro rodas não é digna de ter seu próprio carrinho. Para essas pessoas que pensam que carro é só para quem pode, carro seria usado apenas por 30% da população. Afinal, as cidades não foram pensadas para uma sociedade motorizada. Triste, não?
Voltemos ao debate sobre transporte coletivo. Atravessar Porto Alegre hoje só é possível por meio rodoviário ou por helicóptero. Ou caminhando. A cidade não dispõe de um transporte alternativo ao rodoviarismo que se implantou e, burramente, suplantou os bondes na década de 70. Porto Alegre sofre na mão - e na cabeça - de uma elite que nunca deu muita bola para o fato de a ATP tomar conta do campinho e não oferecer alternativas sérias de transporte coletivo. O resultado está aí: a cidade pára nos horários de pico.
O PT, que governou Porto Alegre por 16 anos, não soube oferecer nenhuma alternativa. Não implantou metrô, não implantou barcas e não ressuscitou o bonde. Em termos de transporte, o PT na prefeitura aprofundou o atraso ao apoiar o projeto rodoviarista em cima de pneus de borracha. O PT não foi criativo em Porto Alegre.
Voltando ao chazinho de Istambul. A cidade mais importante da Turquia (a capital é Ankara, mas o poder está mesmo em Istambul) está se modernizando de maneira impressionante. Como toda grande cidade do Oriente, tem um trânsito caótico. No entanto, seu transporte coletivo sobre trilhos, incluindo trens, metrôs e bondes, é exemplar para o resto do mundo, seja desenvolvido ou em desenvolvimento.
Para Porto Alegre, falta um pouco de ousadia. Menos discussão ambiental e mais ação. A Capital dos gaúchos precisa, com urgência, de um metrô e de aeromóvel. O que não é mais possível é a dependência exclusiva do transporte coletivo baseado em ônibus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Cláudio Bier. A pedidos

Cláudio Bier em seu escritório na Masal  Cláudio Bier é um dos maiores empregadores privados de Santo Antônio da Patrulha. Juntando as duas unidades da Masal - a patrulhense e a fábrica em Farroupilha -, a empresa dá emprego para mais de 270 pessoas. A metalúrgica Jacuí, que ficou responsável pela fabricação da linha agrícola (carretas graneleiras e implementos para plantio), emprega 40 pessoas em Cachoeira do Sul. A filha Maremília está sendo preparada por Bier para assumir o comando das indústrias. É formada em administração de empresas, aperfeiçoou o inglês em uma temporada de mais de um ano fora do país e foi a responsável pela reestruturação da Jacuí assim que o pai assumiu a empresa. Mesmo na crise que tomou conta da economia brasileira no segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a Masal conseguiu manter-se firme no mercado. Com muitas decisões baseadas nos dois pés no chão, Cláudio Bier conquistou uma estabilidade extraordinária. Em 2016, a empresa tev...

Lojas Havan em Santo Antônio?

Fachadas das lojas têm a tradicional réplica da Estátua da Liberdade (foto: site Havan)  A tradicional rede catarinense de lojas de departamentos Havan pode ter visto no seu radar de expansão o município de Santo Antônio da Patrulha. No dia 6 de janeiro, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, fez um contato com o diretor de Expansão da empresa, Nilton Hang, oferecendo a possibilidade de um terreno às margens da BR-290 Free-Way para uma eventual instalação de uma loja. O contato foi informal e ainda não houve nenhuma documentação de interesse por parte da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo que tenha sido o primeiro contato, fica a torcida para que Santo Antônio possa ser a sede da primeira loja da empresa, que já tem pontos em 14 estados brasileiros. Para quem costuma ir a Santa Catarina, o visual das lojas impressiona. Todas elas têm réplicas enormes da Estátua da Liberdade junto ao estacionamento. As Lojas Havan vendem de louças a brinquedos, ro...

Nilo Peçanha, o primeiro presidente negro do Brasil

Há pouco mais de duas semanas, Joaquim Barbosa lançou sua candidatura à presidência da República. Durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF) para colocar o seu retrato na galeria de ex-presidentes da corte, Barbosa afirmou que “a decisão de me candidatar ou não está na minha esfera de deliberação.” publicado originalmente em www.ilisp.org O ex-ministro, que se aposentou em 2014, aos 59 anos (mais de 10 anos antes do limite previsto em lei), alegando “ameaças”, subitamente descobriu que a cadeira presidencial é menos ameaçadora. As dores na coluna, que o faziam participar das sessões de julgamento da Ação Penal 470 (“Mensalão”) em pé, passaram. Tudo em nome de aplacar a dor da esquerda que pode ficar ver seu candidato principal, Lula, ser eleito presidente da cadeia; e que tem como plano C um político instável, falastrão e enrolador como Ciro Gomes. O Plano J ainda viria com a aura de “combate à corrupção” que nenhum pré-candidato canhoto pode alcançar. ...