Pular para o conteúdo principal

Para repetir Getúlio

Rodrigo Sias, no Brasileconomico

Em sua despedida do senado, FHC fez um discurso sobre as diretrizes de seu mandato presidencial, que significaria o fim da Era Vargas. Lula promoveu um "resgate de Vargas", se identificando com o legado e estilo de política getulista. Getúlio e Lula foram eleitos devido ao enorme carisma junto à população.

Getúlio optou por conduzir uma política econômica ortodoxa para "sanear" a economia, e Lula seguiu o receituário liberal da "Carta ao Povo Brasileiro".

Para o primeiro, a política econômica ortodoxa não funcionou e polarizou a sociedade. Ele decidiu-se então por uma "guinada nacionalista", e enfrentou uma feroz cruzada por parte do jornalista e político da UDN, Carlos Lacerda, que denunciava corrupção e o populismo de seu governo.

O fracasso da política econômica e o atentado da rua Tonelero inviabilizaram o governo de Getúlio. Os escândalos de Lula foram muitos e o principal, "mensalão", paralisou o governo.

Em seu auge, o principal partido de oposição, o PSDB, não perdia a oportunidade de evocar Lacerda para atacar Lula.

Mas a oposição atual não soube aproveitar o desgaste do presidente, que se desvencilhou das acusações. Lula contou com um ciclo inédito de crescimento mundial, algo que faltou a Getúlio.

A "guinada nacionalista" de Lula veio com o segundo mandato e se acelerou com a crise de 2008: se Getúlio criou a Petrobrás, Lula se apresenta como o "defensor do pré-sal", reeditando o "petróleo é nosso".

Se Getúlio criou o BNDES, Lula ampliou o escopo do banco, sua principal arma contra a crise. Se Getúlio criou a CLT, Lula quis fazer a "Consolidação das Leis Sociais". Getúlio era visto como o "pai dos pobres", e Lula, o "homem do povo".

Getulio era um oligarca, mas pragmático. Promoveu a "modernização conservadora" negociando com as elites tradicionais. Lula, apesar da origem pobre, representa o conservadorismo na política: a ótima relação com Sarney é o melhor exemplo disto.

A base partidária de Getúlio era o PTB e PSD, análogos ao PT e PMDB que apoiam Lula. Se PT e PTB representam a esquerda, PSD e PMDB são os tentáculos fisiológicos da "política tradicional". Se Getúlio criou o PTB e o PSD, Lula é fundador do PT.

Getúlio domesticou os sindicatos com a contribuição sindical e Lula, ao incorporar CUT e Força Sindical, domesticou os sindicalistas "independentes".

Getúlio se gabava de ser o melhor intérprete da "alma política brasileira". Lula não fica atrás e, como Getúlio, virou uma espécie de árbitro de todos os conflitos, que passam pelo Estado graças a sua capacidade de mediação.

Lula elegerá Dilma tal como Getúlio elegeu Dutra? Ou Dilma representaria a "esquerda radical", tal como Jango? Muitos têm a certeza de que 2011-2014 será um "mandato tampão", pois Lula voltaria em 2014, tal como Getúlio.

Hegel observou que grandes momentos da história ocorreram duas vezes. Já Karl Marx diria que tais fatos ocorreriam "a primeira vez como tragédia e, a segunda, como farsa".

O suicídio de Getúlio foi uma tragédia e "o passado é lição para se meditar, não para reproduzir", como dizia Mário de Andrade. Mas Lula quer entrar para a história. Lula quer repetir Getúlio.

*Rodrigo Sias é economista da área industrial do BNDES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Cláudio Bier. A pedidos

Cláudio Bier em seu escritório na Masal  Cláudio Bier é um dos maiores empregadores privados de Santo Antônio da Patrulha. Juntando as duas unidades da Masal - a patrulhense e a fábrica em Farroupilha -, a empresa dá emprego para mais de 270 pessoas. A metalúrgica Jacuí, que ficou responsável pela fabricação da linha agrícola (carretas graneleiras e implementos para plantio), emprega 40 pessoas em Cachoeira do Sul. A filha Maremília está sendo preparada por Bier para assumir o comando das indústrias. É formada em administração de empresas, aperfeiçoou o inglês em uma temporada de mais de um ano fora do país e foi a responsável pela reestruturação da Jacuí assim que o pai assumiu a empresa. Mesmo na crise que tomou conta da economia brasileira no segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a Masal conseguiu manter-se firme no mercado. Com muitas decisões baseadas nos dois pés no chão, Cláudio Bier conquistou uma estabilidade extraordinária. Em 2016, a empresa tev...

Lojas Havan em Santo Antônio?

Fachadas das lojas têm a tradicional réplica da Estátua da Liberdade (foto: site Havan)  A tradicional rede catarinense de lojas de departamentos Havan pode ter visto no seu radar de expansão o município de Santo Antônio da Patrulha. No dia 6 de janeiro, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, fez um contato com o diretor de Expansão da empresa, Nilton Hang, oferecendo a possibilidade de um terreno às margens da BR-290 Free-Way para uma eventual instalação de uma loja. O contato foi informal e ainda não houve nenhuma documentação de interesse por parte da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo que tenha sido o primeiro contato, fica a torcida para que Santo Antônio possa ser a sede da primeira loja da empresa, que já tem pontos em 14 estados brasileiros. Para quem costuma ir a Santa Catarina, o visual das lojas impressiona. Todas elas têm réplicas enormes da Estátua da Liberdade junto ao estacionamento. As Lojas Havan vendem de louças a brinquedos, ro...

Bela em Rivazto - Bruna Muniz Barcelos

Bruna Muniz Barcelos, 23 anos, nascida no dia 18 de Abril de 1993 é residente de Santo Antônio da Patrulha. Bruna é filha de José Levi Gomes de Barcelos e Maria Nelci Muniz Barcelos. Atualmente está no quarto semestre de Psicologia na instituição UNICNEC e trabalha no Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha. Sobre os seus planos futuros, a jovem diz que vive o presente,  além de se formar e atuar na área.  Bruna afirma que carrega consigo uma determinação inexplicável,  que tudo que coloca em mente geralmente põe em prática e acredita que isso seja um ponto positivo. Ela acredita que toda essa "garra" venha da personalidade, um tanto quanto forte, brinca que o signo de Áries a define sempre.  O ensaio foi realizado dia 11 de Fevereiro deste ano pelo fotógrafo Édipo Mattos. Contou ainda com a produção de Rafael Martiny e maquiagem de Aline Costa.