Pular para o conteúdo principal

Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas é realizada em Caraá



Em 2017, a Paróquia São Cristovão- Caraá/Rs realiza a 124ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, de 25 a 28 de fevereiro, reunindo romeiros não só da diocese de Osório, mas de outras regiões do RS e SC.
Dentro da programação da Romaria estão previstas Missas, especialmente no dia 28 de fevereiro, terça-feira, no Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas às 08h, às 10h, à 15h e às 17h.
A secular devoção à Nossa Senhora das Lágrimas tem origem na Itália com o milagre ocorrido em 1522. A pequena cidade de Treviglio estava cercada por um exército, cujo general se negou a atender ao pedido de paz dos trevilhenses. A população diante da iminência de ser atacada brutalmente recorreu a capela pedindo proteção diante da imagem de Nossa Senhora. Foi quando o milagre aconteceu. Da Imagem começaram a brotar lágrimas diante dos devotos.
A notícia que a imagem de Nossa Senhora chorara se espalhou rapidamente chegando ao general que decide averiguar tal fato pessoalmente. Ao se deparar com a Imagem lagrimando, depôs as armas aos pés da Virgem e bateu em retirada, sem entrar em conflito com o povoado.
Uma experiência viva de fé que levou e leva ainda nos dias de hoje, no município de Caraá/RS, milhares de peregrinos a manifestar a sua devoção a Nossa Senhora das Lágrimas.
Foram os imigrantes italianos da região de Bergamo, que no século XIX, trouxeram a devoção à Imagem de Maria que chorou de compaixão. Essa devoção recebeu um grande impulso no Litoral Norte gaúcho com a promessa de Isidoro Meregalli, que diante da grave enfermidade de sua esposaprometeu se ela recuperasse a saúde construiria uma capela dedicada a Nossa Senhora das Lagrimas. O pedido de saúde foi atendido e a capela concluída em 1893, recebendo a imagem da Virgem das Lágrimas, venerada no Alto do Caraá.
São 124 anos desde a conclusão da capela que passou a Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas em 1980, na época pelo arcebispode Porto Alegre, Dom Vicente Scherer.
O primeiro registro das Romarias data de 1945 com a participação de 3.500 romeiros e segue acolhendo cerca de 30 mil devotos que procuram a Virgem de lágrimas misericordiosas para confiar suas dores e angústias.
*A programação completa pode ser encontrada na fanpagewww.facebook.com/saocristovaocaraa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Cláudio Bier. A pedidos

Cláudio Bier em seu escritório na Masal  Cláudio Bier é um dos maiores empregadores privados de Santo Antônio da Patrulha. Juntando as duas unidades da Masal - a patrulhense e a fábrica em Farroupilha -, a empresa dá emprego para mais de 270 pessoas. A metalúrgica Jacuí, que ficou responsável pela fabricação da linha agrícola (carretas graneleiras e implementos para plantio), emprega 40 pessoas em Cachoeira do Sul. A filha Maremília está sendo preparada por Bier para assumir o comando das indústrias. É formada em administração de empresas, aperfeiçoou o inglês em uma temporada de mais de um ano fora do país e foi a responsável pela reestruturação da Jacuí assim que o pai assumiu a empresa. Mesmo na crise que tomou conta da economia brasileira no segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a Masal conseguiu manter-se firme no mercado. Com muitas decisões baseadas nos dois pés no chão, Cláudio Bier conquistou uma estabilidade extraordinária. Em 2016, a empresa teve um

Bela em Rivazto - Bruna Muniz Barcelos

Bruna Muniz Barcelos, 23 anos, nascida no dia 18 de Abril de 1993 é residente de Santo Antônio da Patrulha. Bruna é filha de José Levi Gomes de Barcelos e Maria Nelci Muniz Barcelos. Atualmente está no quarto semestre de Psicologia na instituição UNICNEC e trabalha no Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha. Sobre os seus planos futuros, a jovem diz que vive o presente,  além de se formar e atuar na área.  Bruna afirma que carrega consigo uma determinação inexplicável,  que tudo que coloca em mente geralmente põe em prática e acredita que isso seja um ponto positivo. Ela acredita que toda essa "garra" venha da personalidade, um tanto quanto forte, brinca que o signo de Áries a define sempre.  O ensaio foi realizado dia 11 de Fevereiro deste ano pelo fotógrafo Édipo Mattos. Contou ainda com a produção de Rafael Martiny e maquiagem de Aline Costa. 

Lojas Havan em Santo Antônio?

Fachadas das lojas têm a tradicional réplica da Estátua da Liberdade (foto: site Havan)  A tradicional rede catarinense de lojas de departamentos Havan pode ter visto no seu radar de expansão o município de Santo Antônio da Patrulha. No dia 6 de janeiro, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, fez um contato com o diretor de Expansão da empresa, Nilton Hang, oferecendo a possibilidade de um terreno às margens da BR-290 Free-Way para uma eventual instalação de uma loja. O contato foi informal e ainda não houve nenhuma documentação de interesse por parte da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo que tenha sido o primeiro contato, fica a torcida para que Santo Antônio possa ser a sede da primeira loja da empresa, que já tem pontos em 14 estados brasileiros. Para quem costuma ir a Santa Catarina, o visual das lojas impressiona. Todas elas têm réplicas enormes da Estátua da Liberdade junto ao estacionamento. As Lojas Havan vendem de louças a brinquedos, roupas