Pular para o conteúdo principal

Região vai ganhar observatório de turismo



A Faccat está finalizando a instalação de um observatório de turismo regional. A ideia é organizar todas as informações hoje disponíveis sobre potencialidades turísticas, roteiros, destinos, pontos turísticos dos municípios do Vale do Paranhana e de Santo Antônio da Patrulha. Segundo o coordenador do curso de Turismo da Faccat, Álvaro Machado, com muitas informações que ainda estão para serem coletadas e organizadas, o observatório poderá ajudar na promoção da região como destino turístico qualificado.
O observatório de turismo será ligado ao Laboratório de Turismo da Faccat, que tem o trabalho de três professores dedicados e mais quatro bolsistas.  O trabalho no laboratório já passou pela fase inicial de identificar roteiros e as potencialidades da região, incluindo os empresários que trabalham com turismo. O passo seguinte é a divulgação. “É ir pra rua, levar estas informações para o grande público, fazer promoção e participar em eventos”, diz o professor. Além da divulgação, um dos principais pontos a serem trabalhados pelo observatório é o levantamento de quem vem fazer turismo na região.


“Nós não temos isso com clareza”, diz Machado. “Sabemos que pernambucanos, baianos, cearenses, paulistas não vêm pra cá, eles vão para Gramado e Canela”, completa. Para o professor, o turista que está buscando o Vale do Paranhana e Santo Antônio da Patrulha tem origem na Região Metropolitana.
“Mas precisamos fazer pesquisas para termos certeza disso”, diz.

O coordenador do curso de Turismo da Faccat tem dez anos de docência na instituição e atua junto à Secretaria Estadual de Turismo. Para ele, a região tem atrativos de sobra para fazer do turismo uma fonte importante de receita e de geração de empregos nos municípios abrangidos pela Faccat. As belezas naturais, como a quantidade de exemplares de Mata Atlântica preservadas, como no município de Riozinho, que tem a maior área proporcional coberta com as árvores nativas. É apenas um exemplo.
Machado, mestre em Turismo, lembra das diversas potencialidades que só a região possui. Ele cita o caminho de Santiago em Santo Antônio da Patrulha e a religiosidade como atração turística na cidade, além do casario histórico. Em Rolante, Riozinho, Taquara, o município que abriga a nascente do Rio dos Sinos, Caraá, entre outros da região, Álvaro Machado destaca a diversidade e a riqueza cultural, resultado das diferentes origens dos imigrantes.
Com todas as informações que o observatório irá ajudar a serem incrementadas, a região poderá buscar investimentos para desenvolver o turismo. Não apenas na iniciativa privada. “Nós usamos Gramado e Canela como exemplos de coisas boas que acontecem no turismo, mas o sucesso não veio assim, de repente, são muitos anos de investimento público e privado”, diz. “Gramado e Canela elegeram o turismo como prioridade, e isso faz toda a diferença”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de Cláudio Bier. A pedidos

Cláudio Bier em seu escritório na Masal  Cláudio Bier é um dos maiores empregadores privados de Santo Antônio da Patrulha. Juntando as duas unidades da Masal - a patrulhense e a fábrica em Farroupilha -, a empresa dá emprego para mais de 270 pessoas. A metalúrgica Jacuí, que ficou responsável pela fabricação da linha agrícola (carretas graneleiras e implementos para plantio), emprega 40 pessoas em Cachoeira do Sul. A filha Maremília está sendo preparada por Bier para assumir o comando das indústrias. É formada em administração de empresas, aperfeiçoou o inglês em uma temporada de mais de um ano fora do país e foi a responsável pela reestruturação da Jacuí assim que o pai assumiu a empresa. Mesmo na crise que tomou conta da economia brasileira no segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a Masal conseguiu manter-se firme no mercado. Com muitas decisões baseadas nos dois pés no chão, Cláudio Bier conquistou uma estabilidade extraordinária. Em 2016, a empresa tev...

Lojas Havan em Santo Antônio?

Fachadas das lojas têm a tradicional réplica da Estátua da Liberdade (foto: site Havan)  A tradicional rede catarinense de lojas de departamentos Havan pode ter visto no seu radar de expansão o município de Santo Antônio da Patrulha. No dia 6 de janeiro, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o Zezo, fez um contato com o diretor de Expansão da empresa, Nilton Hang, oferecendo a possibilidade de um terreno às margens da BR-290 Free-Way para uma eventual instalação de uma loja. O contato foi informal e ainda não houve nenhuma documentação de interesse por parte da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Mesmo que tenha sido o primeiro contato, fica a torcida para que Santo Antônio possa ser a sede da primeira loja da empresa, que já tem pontos em 14 estados brasileiros. Para quem costuma ir a Santa Catarina, o visual das lojas impressiona. Todas elas têm réplicas enormes da Estátua da Liberdade junto ao estacionamento. As Lojas Havan vendem de louças a brinquedos, ro...

Nilo Peçanha, o primeiro presidente negro do Brasil

Há pouco mais de duas semanas, Joaquim Barbosa lançou sua candidatura à presidência da República. Durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF) para colocar o seu retrato na galeria de ex-presidentes da corte, Barbosa afirmou que “a decisão de me candidatar ou não está na minha esfera de deliberação.” publicado originalmente em www.ilisp.org O ex-ministro, que se aposentou em 2014, aos 59 anos (mais de 10 anos antes do limite previsto em lei), alegando “ameaças”, subitamente descobriu que a cadeira presidencial é menos ameaçadora. As dores na coluna, que o faziam participar das sessões de julgamento da Ação Penal 470 (“Mensalão”) em pé, passaram. Tudo em nome de aplacar a dor da esquerda que pode ficar ver seu candidato principal, Lula, ser eleito presidente da cadeia; e que tem como plano C um político instável, falastrão e enrolador como Ciro Gomes. O Plano J ainda viria com a aura de “combate à corrupção” que nenhum pré-candidato canhoto pode alcançar. ...