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GM vai ampliar a fábrica de Gravataí. Investimento é de mais de R$ 1,5 bilhão



Santo Antônio da Patrulha é beneficiário direto da ampliação, pois tem empresa sistemista que fornece peças e sistemas inteiros para os carros da GM em Gravataí

O governo do estado deverá anunciar nos próximos dias investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão da General Motors (GM) no Rio Grande do Sul. A data de confirmação da transação, que envolve a ampliação da planta em Gravataí, depende apenas de acertos dos últimos detalhes e de sincronia de agendas do governador e de executivos da empresa. Os planos envolvem o lançamento de novo modelo de automóvel da GM fabricado no Estado.

Na última quarta-feira, o Executivo garantiu a aprovação, pelo plenário da Assembleia, de projeto que chegou à Casa há 30 dias, prevendo a concessão de créditos presumidos a investimentos de setores automotivos ou de implementos rodoviários previstos pelo Fundopem e pelo Integrar. O Inovar/RS visa estimular o setor de máquinas e implementos em geral, mas tem como foco prioritário atender às chamadas empresas sistemistas que atuarão na expansão da planta da GM na Região Metropolitana.

Com a nova legislação, também serão contempladas ferramentais da empresa beneficiária que sejam utilizados em estabelecimento industrial fornecedor de peças, partes ou componentes de fornecedores que atuem no Estado e com produção local. O Inovar RS será sancionado pelo governador na próxima semana, o que representará cumprimento de etapa essencial para o anúncio da transação.


A GM decidiu  investir mais R$ 1,5 bilhão no Rio Grande do Sul, tudo para ampliar a planta em Gravataí. Os planos da montadora envolvem o lançamento de novo modelo de automóvel da GM fabricado no Estado.

A decisão da General Motors saiu depois que a Assembleia o projeto que prevê a concessão de créditos presumidos a investimentos de setores automotivos ou de implementos rodoviários previstos pelo Fundopem e pelo Integrar. Isto aconteceu na sessão de quarta-feira.

O Inovar/RS visa estimular o setor de máquinas e implementos em geral, mas tem como foco prioritário atender às chamadas empresas sistemistas que atuarão na expansão da planta da GM na Região Metropolitana. O Inovar RS será sancionado pelo governador na próxima semana, o que representará cumprimento de etapa essencial para o anúncio da transação.

Ajuda da GM
Há dois anos o governo gaúcho vem antecipando créditos fiscais — com percentual de deságio — concedidos à General Motors e que seriam pagos ao longo de 20 anos, como forma de minimizar os problemas de caixa. Em 2015 e 2016, foram antecipados cerca de R$ 600 milhões. Caso isto ocorra de novo neste ano, a General Motors ficaria com as contas de benefícios concedidos pelo Estado em 1996 praticamente quitadas.


Linha do tempo da fábrica de Gravataí

17/03/1997 - Anúncio do município de Gravataí como sede do Complexo da GM
20/07/2000 - Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí
02/09/2000 - Lançamento do Chevrolet Celta
20/05/2005 - Produção do Celta de número 500.000
01/10/2006 - Lançamento do Chevrolet Prisma
20/05/2008 - Produção do carro de número 1.000.000
09/06/2010 - Início oficial das obras do Projeto Onix
27/08/2010 - Produção de 1,5 milhão de veículos
30/10/2012 - Lançamento do Chevrolet Onix
13/12/2012 - Produção do veículo de número 2.000.000
26/02/2013 - Lançamento do novo novo Chevrolet Prisma
16/07/2013 - Lançamento dos Chevrolet Onix e Prisma com opção de transmissão automática
25.07.2014 - Produção de 2,5 milhões de veículos
julho de 2017 - Investimento de R$ 1,5 bilhão na fábrica de Gravataí

Em 1996, o governo do estado, então liderado por Antônio Britto, anunciou a vida das empresas fabricantes de veículos GM e Ford, além da indústrias de pneus Continental. A GM instalou-se em Gravataí, transformando de vez a matriz industrial do Rio Grande do Sul. A Ford deveria instalar-se em Guaíba, onde até mesmo uma área foi destinada pelo estado à empresa. Em 1999. com a chegada do petista Olívio Dutra ao governo do estado, uma série de erros de administração e ranço ideológico mandaram a Ford embora para a Bahia, onde produz até hoje. Sem a Ford, a empresa Continental desistiu de montar uma fábrica, que estava planejada para ser erguida no município de Glorinha.


Com informações de GM do Brasil, Porto Alegre 24 Horas e Políbio Braga 

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