A administração da Santa Casa de Misericórdia, que desde o dia 2 de maio deste ano administra o Hospital de Santo Antônio da Patrulha, informa que não há previsão de maternidade ou centro obstétrico na casa de saúde da Cidade Alta até maio do ano que vem. Segundo a nova administração, o Hospital de Osório continua sendo a referência para partos de mães de Santo Antônio da Patrulha.
Desde 2015, não há registros de nascimentos em Santo Antônio da Patrulha assistidos por médicos. Todos nascimentos são feitos em cidades vizinhas ou em Porto Alegre.
A informação é da assistente administrativa Fernanda Pereira, da Santa Casa em Santo Antônio da Patrulha.
Santa Casa faz balanço dos primeiros dias de atividades em Santo Antônio da Patrulha
Conheça, ainda, quais serviços estão disponíveis para a população patrulhense
Inicialmente, foi firmado contrato com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha que prevê o serviço de Pronto Atendimento/Urgência e Emergência, com funcionamento nas 24 horas do dia, nas especialidades de Clínica Médica (adultos) e Pediatria. São dois médicos clínicos atuando nas emergências 24 horas por dia e um médico pediatra. Completa a equipe médica mais um clínico geral, atendendo a função de Hospitalista, ou seja, com foco em pacientes com necessidade de internação, mediante transferência para outros hospitais, enquanto ainda não é possível manter pacientes internados no HSAP.
Os atendimentos médicos são feitos em função da gravidade dos pacientes, ou seja, após uma classificação de risco realizada conforme critérios internacionalmente definidos, em função do risco de morte.
"É fundamental que a população saiba exatamente quais são os serviços estão sendo prestados, para que possam se beneficiar dos mesmos", afirma o gerente hospitalar Maurício Fogaça. Ele acrescenta que, a partir desta data, houve um grande aumento na procura por atendimento médico hospitalar. "Nos primeiros oito dias de funcionamento, a média de atendimentos está em 200 pacientes ", explica o administrador, que lembra que as internações ainda não estão disponíveis no HSAP.
O Centro Cirúrgico começará a funcionar após a conclusão de algumas obras e ajustes, e então, terão início as cirurgias (gerais, ortopédicas, vasculares, ginecológicas, otorrinolaringológicas, oftalmológicas, entre outras) e as internações (pediátricas, clínicas, cirúrgicas e psiquiátricas), que serão contratualizadas pela Secretaria Estadual de Saúde.
Comentários
Postar um comentário