Tem bastante gente que fica incomodada com os aplicativos de celular ou mesmo sites no computador que “sabem” do gosto de cada um. Certo dia alguém buscou pelo preço de um cortador de grama e, pronto... parece que em todos os sites acessados pelo aspirante a jardineiro surge uma propagandinha com o preço de roçadeiras, máquinas de cortar grama, aparadores...
Pois bem. Saibam esses amigos que reclamam ou demonstram
irritação que estas aparições de coisas que as pessoas gostam, que parecem uma “coincidência”,
são fruto de muita pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para vender mais na
internet. Isso mesmo. Com mecanismos de busca e entendimento do que a pessoa
mais busca no seu computador ou celular, os sites entendem o gosto da pessoa.
Parece simples para muita gente. Mas, com a inclusão digital
que veio pra valer, tem muito dono de smartphone que ainda não entendeu o
negócio. Também é legal lembrar que, quando se baixa um aplicativo no celular
daquela lojinha legal, grátis, baixa-se também as autorizações para que aquele
aplicativo saiba onde o dono do aparelho está. É a tal geolocalização.
Tem gente que não gosta de ser seguido pelo aplicativo. Mas,
e como os aplicativos de localização vão ajudar a pessoa se ele não autorizar
que o robozinho que tem ali dentro saiba onde a pessoa está?
É o preço que se paga por aquele aplicativo legal que as
pessoas gostam de usar e que foi baixado de graça. Ele pega as suas informações
e vende para as milhares de lojas virtuais que vendem na internet.
Então. Da próxima vez que você pensar em reclamar que o
aplicativo, ou mesmo o Facebook, mostra a propaganda que você não pediu (mas,
no fundo, era exatamente aquilo que você buscava), pense que esse é o preço
para você ter na palma da mão acesso a um mundo de informações que as pessoas
não tinham há dez anos. Ou até menos.
Pra quem gosta de comprar na internet
Já experimentou digitar www.google.com.br/shopping na sua barra de navegação? Abre-se na sua tela
um mundo de possibilidades para você comprar um monte de coisas com
possibilidade de muita pesquisa de preço.
Comentários
Postar um comentário