Entroncamento da Free-Way com RS474 (Foto: Google Maps) |
O futuro é difícil de prever. Talvez alguns fenômenos astrofísicos, a passagem de um cometa, a ocorrência de um eclipse ou alguma coisa das chuvas. No mais, a capacidade humana de previsão é muito limitada.
Algumas coisas, a partir da observação de anos, são capazes de serem ditas, talvez até previstas. Uma delas é que o futuro de Santo Antônio da Patrulha passa pelo entroncamento da Free-Way com a rodovia RS-474. Uma bela paisagem proporcionada pelos campos do início do Morro Grande aliada ao grande movimento que passa pela Free-Way. Aliás, uma das melhores rodovias do Brasil, que corta Santo Antônio da Patrulha de leste a oeste.
Já estão ali algumas iniciativas interessantes, como a Magna Cosma, que fabrica parte dos veículos montados pela GM em Gravataí, e a cooperativa Cooperja, que beneficia boa parte do arroz plantado em Santo Antônio da Patrulha e arredores. Ainda falta muita coisa para que aquele entroncamento, que neste final de semana viu passar impressionantes 200 mil veículos em média por dia, possa ser chamado de desenvolvido. Mas, há muita gente interessada naquele local. Condomínios residenciais de alto padrão e lojas de departamentos estão no radar da atual administração do município.
Ainda assim, há pouca movimentação - de fato - das lideranças de Santo Antônio da Patrulha para o desenvolvimento daquela que pode ser a mais próspera área de terra da cidade.
É bom lembrar que Santo Antônio da Patrulha tem história documentada de mais de 300 anos. Não é qualquer cidade no Brasil que tem esse ativo.
E muito da história da cidade tem a ver com o aproveitamento dos caminhos que passam pelas suas terras. Foi assim no começo, com gente vindo do norte do território brasileiro para ocupar o sul dessas bandas. Depois foi o movimento do sul para o norte, com tropas de mulas e bois para o abastecimento de Minas Gerais. No final do século 19 e em todo o século 20, foi o movimento para o litoral brasileiro que fez girar a economia da cidade. E assim vai ser, por muitos anos. Essa não é uma previsão difícil.
Comentários
Postar um comentário