Deputado estadual João Fischer (PP) |
Deputado estadual há seis mandatos, João Fischer, o Fixinha, tem forte ligação com os setores produtivo e primário. Oriundo do setor calçadista, Fixinha se orgulha de ser filho de pequenos agricultores e sapateiro. “Tenho carteira assinada há 44 anos na mesma empresa – Paquetá Calçados. Defendo o emprego, quem gera emprego e todos que estiverem dispostos a empreender, em arriscar o seu capital para gerar novas oportunidades e fazer a roda da economia girar”, diz o parlamentar.
Natural do Morro Alto, interior de Taquara, Fixinha ainda conserva a propriedade da família, onde planta e mantém criação. “A base da nossa economia na maioria das cidades é a pequena propriedade. Manter o homem no campo, oferecendo melhores condições para quem quer plantar, assim como oportunizar alternativas de conhecimento para seus filhos, é fundamental para termos produção e gerarmos conhecimento no interior”, destaca.
Com atuação em diversas regiões do Estado, Fixinha aposta no potencial logístico do Litoral Norte. Para ele, a região reúne tudo para catalizar o desenvolvimento no Estado para os próximos anos. “O Litoral está próximo das principais rodovias de acesso ao Centro do País e do Mercosul. Fazer com que este potencial se transforme em oportunidades para as comunidades e receitas para os municípios é tarefa de todos, especialmente de nossos gestores”.
O crescimento das cidades a partir de um novo filão da economia gerado por aposentados e pessoas que buscam mais qualidade de vida, é visto pelo deputado como um novo fator que pode impulsionar o desenvolvimento na região. “As pessoas estão atrás de uma vida mais calma e segura. Conheço muitos aposentados que trocaram a região metropolitana pelo Litoral na busca por tranquilidade e menos agitação. Isso abre um leque de oportunidades, pois este público vem atrás de restaurantes, supermercados e comércio em geral, além de serviços”, aponta.
Neste novo cenário, Fixinha acredita que serão decisivos investimentos em qualificação profissional – com cursos técnicos e cursos voltados para o Turismo -, além do Agronegócio, para fidelização deste público. “Quando alguém opta por mudar para uma nova região, ele quer saber se encontrará bons restaurantes e serviços, além de estrutura do setor público, por exemplo, para atender suas necessidades e de sua família. Neste sentido, somente com qualificação profissional poderemos oferecer melhores serviços e produtos”, define.
1. O que representa para o desenvolvimento de Santo Antônio da Patrulha e da região os campi da Furg e do Polo Universitário de SAP?
FIXINHA: A inauguração dos Campi da Furg e do Polo Universitário, no final de 2012, representou um marco na Educação para o Litoral Norte, especialmente por oferecer cursos voltados ao Agronegócio, como Engenharia Agroindustrial Agroquímica e Encgenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias. Isso irá alavancar o potencial da cidade e do próprio Litoral, que tem sua vocação ligada à indústria alimentícia.
Leia mais da entrevista do deputado estadual João Fischer na Rivazto de fevereiro.
Comentários
Postar um comentário