Assis Medeiros
Caro Prefeito Fortunati,
Pelo jeito que as coisas vão, o metrô de Porto Alegre, de acordo com o projeto apresentado pela Prefeitura, não vai sair do papel antes de 2013. Parece que a concorrência com outras capitais está grande, o projeto esse parece que precisa de muito detalhamento em função de ter a maior parte do trajeto por debaixo da terra, entre outras coisas. Além disso, o custo de quase R$ 3 bilhões está muito acima das nossas possibilidades. Por isso, gostaria de sugerir à prefeitura uma alteração radical no conceito da ampliação do transporte ferroviário de passageiros na nossa Capital. Hoje nós já temos uma parte da malha do Trensurb passando por Porto Alegre. Em breve, será possível ir do Mercado Público até o centro de Novo Hamburgo sobre trilhos. Evitando o congestionamento da BR-116, emitindo pouquíssimo poluente à atmosfera e tirando mais carros da rua.
As obras do Trensurb estão andando, a um ritmo muito interessante. Vale a pena ver como está o canteiro de obras entre Novo Hamburgo e São Leopoldo. A ampliação do trecho de nove quilômetros iniciou-se em fevereiro de 2009. E está andando muito bem.
Pois, bem, prefeito. Deixe essa ideia de fazer o trem ir até a Fiergs, por enquanto, de lado. Batalhe para que ocorra a Expansão Sul da atual linha do Trensurb. É relativamente mais simples. Pense bem: a extensão sairia do Cais do Porto, por via elevada. Passaria pela Usina do Gasômetro, compartilhando uma futura estação do Aeromóvel, e seguiria até o Centro Administrativo. Sugiro que passando pela Augusto de Carvalho, indo pela Borges de Medeiros até o Estádio Beira-Rio. Seriam poucos quilômetros em via elevada, o que baratearia muito a obra, visto que a obra de extensão de Novo Hamburgo já tem as formas para a vigas e pilares para sustentar a linha. Seriam bem menos que os nove quilômetros da extensão São Léo-Novo Hamburgo. E colocaria em Porto Alegre a cultura para a vinda de mais trilhos para o transporte de passageiros. Creio que a administração de tudo possa continuar com a Trensurb S.A.. Mais adiante, Prefeito, essa extensão Sul poderia servir de base para levar o trem mais adiante, passando pelo Cristal, Cavalhada e lá adiante para a Zona Sul de Porto Alegre. Pense ainda que a ligação fluvial com Guaíba vai sair. Isso vai garantir um fluxo de passageiros bastante significativo vindo do lado oeste da linha.
Caro Prefeito Fortunati,
Pelo jeito que as coisas vão, o metrô de Porto Alegre, de acordo com o projeto apresentado pela Prefeitura, não vai sair do papel antes de 2013. Parece que a concorrência com outras capitais está grande, o projeto esse parece que precisa de muito detalhamento em função de ter a maior parte do trajeto por debaixo da terra, entre outras coisas. Além disso, o custo de quase R$ 3 bilhões está muito acima das nossas possibilidades. Por isso, gostaria de sugerir à prefeitura uma alteração radical no conceito da ampliação do transporte ferroviário de passageiros na nossa Capital. Hoje nós já temos uma parte da malha do Trensurb passando por Porto Alegre. Em breve, será possível ir do Mercado Público até o centro de Novo Hamburgo sobre trilhos. Evitando o congestionamento da BR-116, emitindo pouquíssimo poluente à atmosfera e tirando mais carros da rua.
As obras do Trensurb estão andando, a um ritmo muito interessante. Vale a pena ver como está o canteiro de obras entre Novo Hamburgo e São Leopoldo. A ampliação do trecho de nove quilômetros iniciou-se em fevereiro de 2009. E está andando muito bem.
Pois, bem, prefeito. Deixe essa ideia de fazer o trem ir até a Fiergs, por enquanto, de lado. Batalhe para que ocorra a Expansão Sul da atual linha do Trensurb. É relativamente mais simples. Pense bem: a extensão sairia do Cais do Porto, por via elevada. Passaria pela Usina do Gasômetro, compartilhando uma futura estação do Aeromóvel, e seguiria até o Centro Administrativo. Sugiro que passando pela Augusto de Carvalho, indo pela Borges de Medeiros até o Estádio Beira-Rio. Seriam poucos quilômetros em via elevada, o que baratearia muito a obra, visto que a obra de extensão de Novo Hamburgo já tem as formas para a vigas e pilares para sustentar a linha. Seriam bem menos que os nove quilômetros da extensão São Léo-Novo Hamburgo. E colocaria em Porto Alegre a cultura para a vinda de mais trilhos para o transporte de passageiros. Creio que a administração de tudo possa continuar com a Trensurb S.A.. Mais adiante, Prefeito, essa extensão Sul poderia servir de base para levar o trem mais adiante, passando pelo Cristal, Cavalhada e lá adiante para a Zona Sul de Porto Alegre. Pense ainda que a ligação fluvial com Guaíba vai sair. Isso vai garantir um fluxo de passageiros bastante significativo vindo do lado oeste da linha.
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