No final do mês de setembro, no campus da Faccat, em Taquara, foi apresentado o projeto de Direcionamento Estratégico do Turismo Regional do Vale do Paranhana.
A solenidade de abertura teve apresentação musical de Júlia Tavares; da profissional de terapias alternativas, Sônia Rocha; da bailarina do Estúdio de Dança Rosane Vargas, Nicole Monteiro; e da atriz Sabrina Schwan.
Na sequência houve a explicação do projeto de Direcionamento Estratégico do Turismo Regional do Paranhana, feita pelos integrantes do Laboratório de Turismo Regional e do Fórum de Turismo sediado na Faccat, aos prefeitos de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho; de Igrejinha, Joel Wilhelm; de Riozinho, Airton Trevisani da Rosa; e de Rolante Ademir Gomes Gonçalves, que recebeu o documento em nome dos demais. Também marcaram presença o diretor de Cultura de Taquara, Paulo Wagner, e a representante do município de Parobé, a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maristela Rossatto.
O coordenador do curso de Turismo da Faccat, Álvaro Machado, lembrou que o planejamento turístico é resultado de seis oficinas, e representa uma nova etapa de consolidação e amadurecimento do turismo regional. Fez uma retrospectiva desde 1976, quando surgiu o primeiro plano estadual de turismo, até o momento em que o Vale do Paranhana se tornou microrregião turística e houve a elaboração deste planejamento estratégico, em 2015.
O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, destacou que o nosso papel é aproveitar as belezas naturais que nos foram dadas gratuitamente, sem destruirmos o meio ambiente. “A potencialidade da região está aí há milhares de anos. Ainda há muitas coisas a se fazer, e uma delas é na área de turismo”, disse, lembrando as ênfases iniciais do curso da Faccat que priorizavam o ecoturismo e o turismo rural.
O prefeito de Rolante falou em nome dos demais chefes do Executivo da região e, ao receber o documento, salientou que o Vale do Paranhana deve trabalhar e dar preferência a cada dia para desenvolver o turismo de dentro para fora, já que cada cidade tem suas próprias belezas naturais a serem exploradas.
No encerramento, o coordenador do curso destacou mais uma vez o slogan “Paranhana: Vale das Experiências”, que reforça a estratégia turística focada no bem-estar de todos em cada cidade da região.
Comentários
Postar um comentário